O comando americano manteve junto ao 1º Grupo de Caça, quatro elementos de ligação, facilitando sobremaneira a comunicação entre americanos e brasileiros. 

 John William Buyers (O-438493)

Nascido em Juiz de Fora, MG, em 08/01/1920, era filho do pastor protestante Paul Eugene Buyers e de Eunice Segars Buyers, ambos estadunidenses. Após concluir o ensino médio foi para os EUA cursar um curso superior, onde foi convocado e alistou-se no então USAAC, o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos. Já com sua Silver Wing (brevê) e no posto de 2º Tenente voltou para o Brasil, servindo em uma unidade americana em Recife.

Por falar perfeitamente o português, Buyers foi convidado por Nero Moura a ser o Oficial de Ligação entre o 1º Grupo de Caça e a USAAF, convite esse que uma vez aceito e com os trâmites burocráticos junto ao USAAC resolvidos colocou Buyers no avião junto aos Homens-Chave de Nero Moura que partiram para Orlando, FL, para a primeira etapa de treinamento do GAvCa. Buyers era extremamente qualificado para o posto não só pelo natural domínio da língua do país onde nasceu, mas pelo conhecimento dos usos, hábitos e costumes brasileiros que sua infância e adolescência no Brasil lhe haviam trazido. Além de Oficial de Ligação, John Buyers cumpriu 21 missões de combate com o Grupo, a primeira em 30/12/1944 e a última em 29/04/1945, sendo duas delas no mesmo dia 22 de abril de 1945 (missões 375 e 382).

Retornou ao Brasil junto com o pessoal do 1º GAvCa a bordo do USS General M. C. Meigs (AP-116). No Brasil, permaneceu na Comissão Mista Brasil Estados Unidos nas funções de intérprete e de piloto. Em 26 de dezembro de 1945 casou-se com Maria Isabel Dubeux na cidade de Utinga, Alagoas, indo em seguida para os EUA e retornando ao Brasil em janeiro de 1947, após ter pedido baixa da USAAF. 

Resumo das atribuições de Buyers no período da guerra e imediato pós-guerra:

  • Julho de 1942 - Instrutor de voo da 'U.S. Air Mission' junto à FAB em Recife.
  • 1943 - Quartel-General do 'South Atlantic Air Command' como Assistente G2 e tradutor inglês/português.
  • Janeiro de 1944 - Tradutor junto ao 1º Grupo de Caça na School Of Applies Tactics, em Orlando, Flórida.
  • Março de 1944 - Instrutor e intérprete junto ao 1º Grupo de Caça durante o treinamento no Panamá.
  • Maio de 1944 - Adido ao South American Division, no Pentágono.
  • Outubro de 1944 - Oficial de Ligação junto ao 1º Grupo de Caça na Itália.
  • 1945 - Assistente G3 e Intérprete junto à Comissão Mista Brasil Estados Unidos.
  • 1946 - Assistente G2 na Base Aérea da Cidade do Panamá e Assistente do Secretário da USAAF na Comissão Mista Brasil Estados Unidos.
  • Outubro de 1946 - Baixa do serviço ativo no posto de Major.

Já na vida civil foi gerente de aviação da Texaco de 1947 a 1949, gerente de compras da usina de açúcar S.A. Leão Irmãos e também foi proprietário do primeiro supermercado do nordeste, o 'Supermercado Tudo Tem', em Recife, entre 1955 e 1961. Entre outros negócios também teve uma empresa de mudanças e guarda-móveis, a 'Guarda-móveis Frey', plantação de cacau, fábrica de zíperes e ainda, entre 1968 e 1982, uma fábrica de blocos de concreto. Buyers faleceu em 23/04/2016, no Hospital de Aeronáutica do Recife (HARF).

Condecorações: Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, Ordem do Mérito Aeronáutico - Oficial, Cruz de Aviação Fita A e Air Medal

 Joella Wallace McDowell (N355)

Joella Wallace nasceu em Atlanta, GA, Estados Unidos, em 09/09/1916, filha de William Milner e Carlene Ambrose Wallace. Estudou na cidade de Decatur, GA e na atual Georgia State University. Graduou-se na St. Josephs Hospital School of Nursing de Atlanta em 1939 e após um breve período exercendo a atividade de enfermeira na rede particular de saúde alistou-se no Army Nurse Corps (Corpo de Enfermeiras do Exército) em Abril de 1940, passando para a reserva no posto de Major após 21 anos de serviço. Joella esteve por 10 anos a serviço da USAAF em missões além-mar, incluindo três anos em Porto Rico, onde aprendeu o castelhano.

Em 1943 foi enviada ao Station Hosptal em Mitchell Field, Nova York, para treinar seis enfermeiras brasileiras da mesma exata forma que as enfermeiras da USAAF eram treinadas, treinamento esse que foi dado em português através de um intérprete. As enfermeiras do Grupo, ainda que excelentes profissionais em sua área, não tinham intimidade com a vida fardada e Joela Wallace completou essa lacuna. Wallace então levou-as a diversos hospitais, a Bolling Field para ver as 'Flight Nurses' em serviço e a Washington para que conhecessem  a Diretora do Army Nurse Corps, a Cel. Florence A. Blanchfield. Em setembro de 1944 a Ten. Wallace acompanhou as enfermeiras Brasileiras quando estas se apresentaram em Suffolk para embarque para a Itália. Joella Wallace, em princípio, não estava escalada para acompanhar o Grupo à Itália mas Nero Moura, percebendo a necessidade das enfermeiras (que não falavam inglês) de alguém que fizesse a ponte com os americanos, sugeriu à Joella que as acompanhasse, no que foi aprovado pelo comando americano.

"Eu aprendi a língua delas na nossa viagem de navio, que levou dezenove dias. Eu falava português com elas no navio e os americanos achavam que eu falava perfeitamente. Na verdade eu falava muito mal, mas elas me entendiam e fui melhorando com o tempo."

A Ten. Wallace ficou alojada no mesmo local que as enfermeiras brasileiras, que cuidavam de seus próprios pacientes em alas americanas, o que exigia uma boa dose de jogo de cintura por parta da Oficial de Ligação. Após dois meses Wallace e as enfermeiras Brasileiras foram transferidas para o General Hospital em Livorno, com alas totalmente brasileiras. Ali, o corpo médico brasileiro foi isolado dos pacientes americanos.

"Foi uma situação muito triste e elas não gostaram nem um pouco. Elas gostavam de trabalhar com nós americanos e contavam conosco para auxilia-las"

Após a guerra Joella veio ao Brasil onde foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Quando de sua passagem pelo Brasil nos anos 70, deixou a seguinte mensagem no Livro de Atas de Reunião dos Veteranos do GAvCa em 06/07/1973:

"Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer que, mais do que tudo, eu queria dizer que 'Deus é brasileiro'! Eu tenho certeza, depois de vinte e um anos no Exército dos Estados Unidos, dos quais onze em serviço além-mar com europeus, japoneses e chineses, que Deus verdadeiramente sorriu para o Brasil, Amo vocês." 

Joella Wallace casou-se com o Coronel Samuel Tilden McDowell, um viúvo com três filhos. Samuel faleceu em 1973, tendo sido precedido por seu filho mais velho, Ten. Samuel T. McDowell Jr., morto em combate no Vietnam.

Joella Wallace passou para a reserva no posto de Major em 31/03/1961. Faleceu no dia 27/05/2010.

 Joseph Brito Jr. (ASN 31182104)

Nascido em 18/03/1922 em Cumberland, Rhode Island e filho de Joseph Brito Sr. e de Gloria Cabral Brito, Joseph Brito Jr servia em um grupo de artilharia costeira no Panamá quando foi escalado para trabalhar com o Grupo de Caça como intérprete, já que descendia de portugueses e falava nossa língua. Seguiu com o Grupo para a Itália, onde foi importantíssimo como elemento de ligação com o pessoal de terra. Veio para o Brasil após a guerra junto com o Grupo, participando inclusive do desfile na Av. Rio Branco. Permaneceu no país trabalhando na Embaixada Americana no Rio de Janeiro, servindo na Comissão Brasil - Estados Unidos. Casou-se em 24/12/1945 com Aurora Fonseca Bréa, tendo Nero Moura e esposa como padrinhos de casamento. Tiveram uma filha, a saudosa atriz Sandra Bréa, nascida a 11/05/1952. .Voltou para os EUA com esposa e filha, vivendo no Texas. Quando Sandra tinha três anos Joseph e Aurora se divorciaram e Aurora voltou para o Brasil com a filha. Brito casou-se novamente em 10/11/1966 com Mary Therese Brito, com quem teve seis filhos; Michael, Lynn, Susan, Janie, Lory e Mary.

Serviu na Guerra da Coréia e na Guerra do Vietnam, passando para a reserva da USAAF em 1973 após 32 anos de serviço. Posteriormente foi, por quinze anos, proprietário de uma casa de repouso em Rantaoul, Illinois.

Brito faleceu em 14/05/2008.

 José (Joseph) Antonio Rodeiro Martinez (ASN 34025067)

José Antonio Rodeiro Martinez, conhecido no Grupo como Joseph Rodeiro, era nascido em Tampa, na Flórida, em 08/09/1915,  filho de José Alejandrino Rodeiro Mira, espanhol, e de Juana Ruperta Martinez Diaz, cubana de ascendência espanhola. Tinha três irmãos mais novos, Roberto, Juana e Aníbal. Trabalhava com o Grupo na função de intérprete - especialmente na Casa de Ordens, traduzindo e esclarecendo as ordens recebidas do comando americano - e fazendo a Ligação com o pessoal do Serviço de Abastecimento americano. Juntou-se ao Grupo ainda no Panamá. Comunicava-se com o pessoal do Grupo num português arranhado com espanhol. Regressou para o Brasil com o 1º GAvCa, junto ao qual continuou trabalhando por cerca de um ano antes de voltar aos EUA. Casou-se com Olga Perez Rodeiro em 18/04/1943 e tiveram três filhos.

No censo de 1940 seu nome aparece como 'José Antonio Rodeiro" e em sua certidão de casamento seu nome aparece como 'Joseph Antonio Rodeiro', mas ele assina como 'José Antonio Rodeiro". o que indica que Joseph era, na verdade, a americanização de seu nome de nascença.

Rodeiro faleceu em 03/08/1996.