Quando do se pensa em 1º Grupo de Caça Itália o avião que vem à mente é, por razões óbvias, o P-47 Thunderbolt. Mas além dos P-47 Thunderbolts, o 1º Grupo de Caça recebeu também um único exemplar do bombardeiro médio B-25.. Considerado pela USAAF como war weary, ou seja, já desgastado e inadequado para serviço na linha de frente, o North American B-25C-NA Mitchell de número de construção 85 5507 e serial USAAF 41-12872 e com o nome de Desert L'il foi cedido pela 12th AF ao 1º GAvCa em fevereiro de 1945.

im_ac_b25_4112872_001
Oificial da USAAF junto ao Desert L'il quando em serviço com o 82nd Bomb Squadron mostrando sua pin-up original.
Foto:
im_ac_b25_4112872_002
O Desert L'il quando em serviço com o 82nd Bomb Squadron mostrando sua pin-up original.
Foto: TSgt. Lloyd Anthony Rogers (82nd BS)/ The Collection of The National WWII Museum.
im_ac_b25_4112872_003
O Desert L'il quando em serviço com o 82nd Bomb Squadron mostrando sua pin-up original.
Foto: TSgt. Lloyd Anthony Rogers (82nd BS)/ The Collection of The National WWII Museum.
im_ac_b25_4112872_004
O Desert L'il já em Pisa a serviço do 1º GAvCa. Notar a pin-up apagada.
Foto: John W. Buyers

Com o 82nd BS / 12th BG

O Desert L'il pertencera ao 82nd BS (Bomber Squadron) do 12th BG ( Bomber Group ) 'Earthquakers', grupo formado como 12th Bombardment Group (Light) em 20 de novembro de 1940 e ativado em 15 de janeiro de 1941. O 12th BG era composto por quatro esquadrões:

  • 81nd Bomber Squadron 'Butting Goats'
  • 82rd Bomber Squadron 'Bulldogs'
  • 83rd Bomber Squadron 'Black Angels'
  • 434th Bomber Squadron 'Cyclones'

Depois de um início patrulhando a costa oeste dos EUA após o ataque a Pearl Harbor e já redesignado como 12th Bomber Group (Medium), o grupo foi enviado com seus B-25C e B-25D para o Oriente Médio entre julho e agosto de 1942, operando com a 9th Air Force da USAAF no Egito e na Tunísia., sendo depois transferido para a Sicília e a Itália sob a 12th Air Force. Em março de 1944 o 12thBG foi novamente transferido, desta vez para o CBI (China, Burma, India) sob a 10th Air Force. Foi nesta transferência que seus aviões mais antigos foram deixados na Itália e trocados por modelos mais novos como os B-25H e B-25J. Dentre os que ficaram para trás estava o já bastante cansado Desert L'il, aeronave que havia sido operada pelo 82nd BS 'Bulldogs'.

Com o 1º GAvCa

Cedido ao Grupo pela 12th AF já privado de armamento e blindagem, o Desert L'il passou a ser utilizado como aeronave de transporte do 1º GAvCa e usado para diversas funções como levar pilotos a Nápoles para buscar aeronaves P-47 de reposição, transportar doentes a Livorno, etc. Teve sua pin-up apagada mas manteve a insígnia de esquadrão e o nome do 12thBG na fuselagem e, segundo relatos de membros do escalão terrestre, era carinhosamente chamado de 'Zé Doidinho'.

im_ac_b25_4112872_005
Pisa - Ten. Meira, Enfermeira da FEB, Ten. Torres, Ten, Rui, Enfermeira Elza Cansanção, Cap. Gibson e Maj. Ary Neves em frente do Desert L'il.
Foto: John W. Buyers
im_ac_b25_4112872_006
Pisa - Enfermeira Elza Cansanção a bordo do Deserte L'il.
Foto: John W. Buyers
im_ac_b25_4112872_007
Pisa - Major John William Buyers junto ao Desert L'il. Notar a insígnia do 82nd Bomb Squadron 'Bulldogs'.
Foto: John W. Buyers
im_ac_b25_4112872_008
Pisa - Major Ary Neves no cockpit do Desert L'il
Foto: John W. Buyers
im_ac_b25_4112872_009
Pisa - Não identificado e o Major Gibson junto ao Desert L'il
Foto: John W. Buyers

O piloto com mais horas de vôo acumuladas na aeronave foi John Buyers, que sentimentalmente o considerava como o 'seu' avião e fazia planos de trazê-lo para o Brasil após a guerra. Infelizmente os planos de Buyers foram frustrados porque o Desert L'il terminou seus dias de maneira inglória, dado como perda total num acidente durante o pouso em Eleusis, Atenas, na volta de uma viagem ao Egito, em 20/05/1945.

"Numa conversa com John Buyers durante o trajeto do INCAER até a Base Aérea de Santa Cruz num 22 de Abril, ele me contou sobre seu apego à aeronave e sua intenção de trazer o B-25 para o Brasil após a guerra. Falava sobre o arrependimento de não ter tentado ir à Grécia recuperá-la e de como seria bom ter hoje essa aeronave preservada no MUSAL. Enquanto falava, eram nítidos a tristeza e a frustração nos olhos de Buyers, mesmo após tantos anos."Nota pessoal do administrador do site

Tentando corrigir uma trepidação no trem de pouso o piloto Oscar Spínola aplicou os freios de forma excessiva, causando o travamento da roda esquerda e o consequente colapso do trem direito. Meira, Bochetti, Keller e Lara estavam na parte traseira do avião e ficaram presos sem poder sair da aeronave até que um macaco hidráulico suspendesse a cauda. Dada a idade da aeronave o custo de reparação foi considerado como não compensador e o Desert L'il infelizmente viu seus dias terminarem. Seus tripulantes voltaram a Pisa cinco dias depois, transportados por um B-25 do 350th FG.

im_ac_b25_4112872_010
O Desert L'il já em Pisa a serviço do 1º GAvCa. Notar a pin-up apagada.
Foto: via Carlos Lorch / Action Editora
im_ac_b25_4112872_011
Eleusis, Atenas - O Desert L'il após o acidente.
Foto: via Luciano Fernandes
im_ac_b25_4112872_012
Eleusis, Atenas - O Desert L'il após o acidente.
Foto: via Luciano Fernandes
im_ac_b25_4112872_013
Eleusis, Atenas - O Desert L'il já sem as hélices após o acidente.
Foto: Coleção Roger Freeman
im_ac_b25_4112872_014
Eleusis, Atenas - O Desert L'il já sem as hélices após o acidente.
Foto: Coleção Roger Freeman

Cores e Marcas

As fotos coloridas do Desert L'il revelam uma camuflagem aparentemente em verde oliva (Olive Drab / ANA 613) e areia (Desert Sand / ANA 616) na parte superior e cinza neutro (Neutral Gray / ANA 603) na inferior, um dos dois esquemas padrão de camuflagem usados pela USAAF no deserto, o outro sendo a superfície totalmente em cor areia o que, inclusive, fotos mostram ter sido o esquema de camuflagem inicial adotado pelo 12th BG.

O nome Desert L'il encontrava-se pintado na parte dianteira esquerda da fuselagem, logo abaixo do párabrisas e na altura das janelas laterais do bombardeador. Percebe-se um grande retoque na pintura logo atrás no nome da aeronave, onde antes ficava o desenho da pin-up original. O nome 'Earthquakers' era pintado de ambos as lados da fuselagem, sendo que no lado direito ficava junto à bolacha do 82nd BS que consistia num buldogue segurando uma clava.

Outras características particulares eram a calota da roda dianteira e as pernas do trem de pouso pintadas em vermelho, assim como os anéis frontais das cobertura dos motores pintados em preto. O Desert L'il não chegou a receber insígnias brasileiras.