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2º Tenente Aviador da Reserva Convocado João Milton Prates
Foto: Biblioteca do Exército

2º Tenente-Aviador
João Milton Prates

Dados Pessoais
Data de Nascimento: 14/07/1922
Local de Nascimento: Montes Claros (MG)
Data de Falecimento: 05/10/1973 ( 51 anos e 3 meses )
Local de Falecimento Rio de Janeiro (RJ)
Nome de Guerra: Prates
Apelido:
Dados Militares
Posto: 2º Tenente-Aviador da Reserva Convocado
Unidade de Origem: Escola de Treinamento nos EUA
Army Serial Number: BO-511260
Esquadrilha / Código: Azul / C1 (2º)
Função: Piloto de Combate
Nº de Missões: 55 ofensivas
0 defensivas
Treinamento Suffolk, Itália

Família:

Filho de Eusébio Castelar Prates e Olga Vieira de Melo Prates. Casou-se com Aldina Albergaria Prates e teve quatro filhos.

Antecedentes:

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944. Inscrito no Exame de Seleção do Curso de Formação de Pilotos da Reserva em 20/04/1943. Convocado como aluno em 21/05/1943. Curso primário em Corsicana, Texas, básico em Waco, Texas e avançado em Eagle Pass, Texas, turma 44-B. Convocado como Aspirante da Reserva para o serviço ativo em 28/04/1944.

Na guerra:

Realizou 55 missões de combate, a primeira em 12/11/1944 e a última em 15/04/1945.
Apresentou-se em Suffolk, no final de Julho de 1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA. Assumiu o posto de piloto titular do P-47D-25-RE s/n 42-26762 após o afastamento do Cap. Fortunato Cãmara de Oliveira por motivo de saúde.

Acidente

Às 15h20 de 17/02/1945 o Ten, Prates sofreu um grave acidente em Pisa durante a decolagem com o P-47D-27-RE s/n 43-26774 (D3)

Depoimento do 2º Ten. Prates conforme o Accident Report # 45-2-17-516

"Após percorrer cerca de 500 jardas (457 metros) eu percebi que a aeronave não desenvolvera mais de 2.400 rpm apesar do indicador da pressão de admissão mostrar 53" de mercúrio. Vendo que a aeronave não desenvolvia potência suficiente para a decolagem com carga total e julgando estar com muita velocidade para tentar pará-la, eu soltei as bombas e tentei soltar o tanque ventral.A essa altura eu estava a cerca de 110mph (177 km/h), mas não conseguia fazer a aeronave levantar voo. Vendo o final da pista, eu recolhi o trem de pouso para evitar o capotamento. Alguns segundos depois, já na lama, eu desliguei a chave dos magnetos e, enquanto isso, a aeronave deslizou pelo chão, bateu em um muro e incendiou-se. Assim que a aeronave parou eu soltei meu cinto de segurança e saí da aeronave às pressas porque as chamas já estavam, àquela altura, alcançando o canopy."

Log da Torre de Controle Pisa

"15h20 - Jambock Brown 8 acidentou-se na decolagem ao sudoeste. Notificados a equipe de socorro, o MOD (Medical Officer of the Day - Oficial Médico do Dia) e Ops B (Operações no posto de radar 'Bacon'). Aeronave indo muito devagar na decolagem."

O Ten.Prates escapou miraculosamente com apenas um corte na testa. Atendido no 12th General Hospital em Livorno, voltou a cumprir miissão duas semanas depois, em 06/03/45. Foi afastado do vôo por motivo de saúde em 20/04/1945.

Citações de Condecorações Recebidas

Air Medal - 1º Cluster
"Por honrosa atuação como piloto integrante de uma esquadrilha de aviões P-47 em 22 de janeiro de 1945, o Asp. Prates voou como piloto de uma formação destinada a um ataque contra um depósito de munições do inimigo tendo destruído pessoalmente um dos armazéns. O resultado final do ataque de formação incluiu a destruição de 5 armazéns, um edifício, linhas férreas adjacentes. Como adicional demonstração de agressividade, audaciosos ataques rasantes foram feitos contra *****, Itália. Apesar do intenso fogo antiaéreo a formação continuou no ataque, causando a destruição de mais três veículos motorizados, dois outros danificados como também uma locomotiva. O Aspirante Prates revelou coragem incomum, habilidade profissional e dedicação ao dever em face de intensa oposição inimiga, o que traz grande merecimento para si e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.

Air Medal - 2º Cluster
"Por Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 14 de abril de 1945. O Asp. Prates voou como elemento de uma formação de quatro caças-bombardeiros designada para bombardear uma importante posição de artilharia inimiga no norte da Itália. Devido à proximidade de tropas amigas uma habilidade e precisão excepcionais eram requeridas para o bom exito do bombardeio. Por uma navegação precisa a formação foi guiada diretamente para a área do alvo indentificado. Mergulhos perfeitos foram executados, resultando em impactos diretos de todas as bombas de fragmentação, silenciando a posição. Em prosseguimento a formação desceu a baixa altura e ataques com foguetes completaram a destruição do objetivo, tendo a seu crédito impactos diretos com suas bombas e foguetes. Sua coragem e espírito audacioso refletem grande crédito sobra a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.

No pós-guerra:

Ao regressar ao Brasil permaneceu na FAB por alguns anos. Em 25/11/1946 foi transferido do 1º GAvCa para o 2º Grupo de Transporte. Pediu desligamento da FAB pouco depois, ingressando na Aviação Civil. Mais tarde veio a ser piloto do avião do Presidente Juscelino Kubitscheck. Faleceu vítima de infarto enquanto dormia.

Promoções
28/04/1944 - Aspirante da Reserva Convocado
23/05/1945 - 2º Tenente da Reserva Convocado
04/06/1948 - 1º Tenente da Reserva Convocado
Condecorações
Nacionais
Cruz de Sangue
Cruz de Aviação Fita 'A' com 1 Estrela
Medalha da Campanha da Itália
Estrangeiras
Presidential Unit Citation (EUA)
Air Medal c/ 2 Clusters (EUA)