Durante a Campanha da Itália, o 1º Grupo de Caça da FAB operou baixo a seguinte subordinação:
Mediterranean Allied Air Force ( Gen. Ira Eaker )
↪ Mediterranean Allied Tactical Air Force ( Gen. John K. Cannon )
↪ 12th Air Force ( Gen. Benjamin W. Chidlaw ).
↪ XII Tactical Air Command ( Gen. Thomas Connel Darcy )
↪ 62rd Fighter Wing - ( Gen. Robert Scott Israel )
↪ 350th Fighter Group ( Ten. Cel. Ariel W. Nielsen )
↪ 1º Grupo de Aviação de Caça ( Ten. Cel. Nero Moura )
Apesar da nomenclatura semelhante, o 'Group' americano e o 'Grupo' brasileiro eram unidades diferentes. Enquanto na USAAF um 'Group' era composto por determinado número de 'Squadrons', a mesma estrutura na FAB equivalia a um 'Regimento' composto por 'Grupos'. A tabela abaixo ajuda a compreender melhor essa diferença:
USAAF | FAB |
---|---|
Wing | Ala |
Group | Regimento |
Squadron | Grupo |
Flight | Esquadrilha |
Normalmente um Fighter Group (Grupo de Caça) da USAAF era composto de três Fighter Squadrons (Esquadrões), cada um destes composto por quatro Flights (Esquadrilhas). O 350th Fighter Group passou a operar, portanto, com quatro esquadrões a partir da chegada dos brasileiros.
Por esse motivo nosso 1º Grupo de Aviação de Caça era conhecido pelos americanos como o 'First Brazilian Fighter Squadron' e não como o 'First Brazilian Fighter Group'. Nos dias atuais a organização da FAB segue o modelo americano, com o 1º Grupo de Aviação de Caça sendo composto pelo 1º Esquadrão (1º/1º - Esquadrão Jambock) e o 2º Esquadrão (2º/1º - Esquadrão Pif Paf).
Comandado pelo Ten. Cel. Nero Moura, o grupo de voo do 1º GAvCa era dividido em quatro esquadrilhas, compostas por aproximadamente 12 pilotos. Cada esquadrilha era composta por seis aeronaves, identificadas pelas letras A (Vermelha), B (Amarela), C (Azul) e D (Verde) pintadas sobre a carenagem do motor dos P-47 seguido do respectivo número de posição do piloto na esquadrilha. Esses números eram dados aos pilotos por ordem de antiguidade em serviço. Por exemplo, o código B1 (Cap. Av. Joel Miranda) identificava a aeronave como sendo a do líder da esquadrilha amarela. Já o código D4 identificava a aeronave do quarto piloto mais antigo da esquadrilha verde, no caso o então Ten. Av. Rui Moreira Lima. Caso houvesse necessidade de mais de quatro esquadrilhas no ar, as esquadrilhas extras recebiam o nome de outras cores (roxa, marrom, etc...)
O Maj. Nero Moura, Oficial Comandante do 1º GAvCa, e o Maj. Oswaldo Pamplona Pinto, Oficial de Operações, não se enquadravam em nenhuma esquadrilha. Seus caças possuíam como identificação apenas os números 1 e 2, respectivamente, pintados nas carenagens de seus aviões. A distribuição dos pilotos nas quatro esquadrilhas ocorreu ainda no Panamá e os pilotos voaram juntos desde então.
Líderes de Esquadrilha no Começo da Campanha
Esquadrilha Vermelha (A) |
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Cap. Av. Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza (A1) |
Cap. Av. Theobaldo Antônio Kopp (A2) |
Esquadrilha Amarela (B) |
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Cap. Av. Joel Miranda (B1) |
Cap. Av. Roberto Pessoa Ramos (B2) |
Esquadrilha Azul (C) |
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Cap. Av. Fortunato Câmara de Oliveira (C1) |
Cap. Av. Horácio Monteiro Machado (C2) |
Esquadrilha Verde (D) |
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Cap. Av. Newton Lagares da Silva (D1) |
1º Ten. Av. Josino Maia de Assis (D2) |