"Numa das missões o Lima Mendes assinalou um destroier num jardim ao norte da Itália, e reportou: 'Eu vi um destroier'. Nós gargalhamos, os americanos tiraram sarro dizendo que não podia ter um destroier num jardim, mas uma semana depois descobrimos que tinha mesmo um destroier lá. Não sei se foi o Mussolini que deu o destroier para Gabrielle D'Annunzio, o poeta, e ele botou metade do navio como alegoria no jardim dele."

(Brig. Rui Moreira Lima, no livro "Senta a Púa"

Por mais estranho que pareça, Lima Mendes tinha razão. Havia mesmo um navio nos jardins do "Vittoriale Degli Italiani", que além da residência de D'Annunzio era composto por um grupo de edifícios, ruas, praças e um anfiteatro ao ar livre. Construído a partir de 1921 na Gardone Riviera, às margens do Lago di Garda, por Gabriele d’Annunzio com a ajuda do arquiteto Gian Carlo Maroni em memória dos feitos italianos durante a Primeira Guerra Mundial, o Vittoriale ressaltava também os feitos dos do próprio D'Annunzio, abrigando o avião Ansaldo S.V.A. no qual D'Annunzio fez o famoso raid sobre Viena - jogando panfletos sobre a cidade para provar aos austríacos que era possível bombardeá-la - e a lancha torpedeira 'MAS 96' tripulada por D'Annunzio no ataque ao porto de Bakar, ambos ocorridos em 1918.

O que Lima Mendes acreditou ser um destroier na verdade era a proa do cruzador protegido R.N. (Regia Nave) 'Puglia', que serviu à Real Marinha Italiana de 1901 a 1922. Vendido como sucata em 1923, sua proa, cortada logo atrás da ponte de comando, foi dada como presente pelo Almirante Paolo Thaon di Revel (Ministro da Marinha de 1922 a 1925) a D'Annunzio. Em janeiro de 1925 cerca de vinte vagões ferroviários transportaram a proa desmontada do 'Puglia', que foi remontada num promontório apontando na direção do Mar Adriático em memória de seu Capitão, Tommaso Gulli e do marinheiro Aldo Rossi, ambos mortos em 10/06/1920 em Split, na Dalmácia, num confronto entre croatas e italianos.

O 'Vittoriale' hoje abriga também o túmulo do próprio D'Annunzio e o 'Puglia' continua preservado no mesmo local, talvez ainda surpreendendo algum aviador desavisado.

Visite o 'Puglia' e o 'Vittoriale Degli Italiani' no Google Street View.