Às 13:55 do dia 10 de fevereiro de 1945. duas esquadrilhas de quatro aviões, deste Grupo, decolaram sob o comando do Capitão Aviador Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza a fim de bombardearem um desvio de Estrada de Ferro na localidade de S. Dona Di Piave, no norte da Itália. 

Após o bombardeio, o Cap. Lafayette, reuniu a força sob seu comando, a fim de ganhar altura e atravessar uma zona intensamente defendida por artilharia antiaérea alemã.

Atravessada essa zona as duas esquadrilhas se separam à procura de alvos de oportunidade para metralhar. A esquadrilha sob o Comando do Primeiro Tenente Aviador Luiz Lopes Dornelles, da qual fazia parte o Ten. Brandini como ala do Ten. Dornelles, voou com rumo Sul.

Ao se aproximar da localidade de Rovigo, a esquadrilha do Ten. Dornelles foi sujeita a intenso fogo antiaéreo. Em face disso. o Ten. Dornelles determinou que sua esquadrilha voasse o mais rasante possível a fim de se desenfiar das linhas de visada dos artilheiros alemães e que todos os aviões procurassem se afastar daquela zona, fazendo uma curva para a direita. Neste momento o Ten. Brandini comunicou pelo rádio que seu avião fora atingido.

A esquadrilha continuou voando rasante. ainda por uns 3 a 4 minutos, quando então o Ten. Brandini chamou novamente o Ten. Dornelles e comunicou quo, a nacele do seu avião estava cheia de fumaça e quo a hélice estava em pane. O Ten. Dornelles que voava junto ao Ten. Brandini viu que o avião de seu ala deixava um rasto de fumo negro. Já os aviões ganhavam altura quando a 1.100 metros o Ten. Brandini soltou a capota do avião e procurou abandoná-lo.

Em consequência da manobra o avião iniciou um mergulho de aproximadamente 45°, tendo o Ten. Dornelles visto o Ten. Brandini com o busto fora da nacele o seu paraquedas aberto e preso na empenagem do avião que continuava no mergulho. Após alguns instantes o corpo do Ten. Brandini se desprendeu da nacele devido à pressão de ar, deslisou pela fuselagem do avião e pareceu ao Ten. Dornelles que o Ten. Brandini ficou preso alguns segundos na empenagem do avião, quando piloto e paraquedas se desprenderam, tendo o paraquedas funcionado normalmente, levando o piloto com segurança até ao chão.

O Ten. Brandini caiu num terreno já descongelado, próximo a umas carroças de camponeses e ficou deitado de bruços, aparentemente desacordado.

Oswaldo Pamplona Pinto
Major Aviador
Chefe de Operações