Houve um dia em que um elemento (dois aviões) de P-51 Mustangs do 31th Fighter Group, veteranos das missões de escolta das B-17 sobre a Alemanha e identificáveis por suas caudas listradas de vermelho, sobrevoaram a Base Aérea de Pisa num gesto de desafio aos pilotos do 350thFG, que não se fizeram de rogados e decolaram para enfrentá-los em combate simulado à baixa altura. O P-51D, caça mais afeito ao combate aéreo naquelas condições do que o Thunderbolt, levava nítida vantagem. Um a um os P-47D americanos foram sendo encaudados e “abatidos” pelos P-51. Naquele mesmo instante, o Asp.Av. Roberto Tormin Costa fazia um voo local de treinamento com um dos P-47D do 1º GAvCa e os Mustangs partiram para o ataque simulado contra ele.

O roncar daqueles motores sobre Pìsa chamou a atenção e logo a Base Aérea de Pisa estava cheia de cabeças viradas pra cima, olhos fitando aquele show aéreo proporcionado pelos Mustangs e por aquele Thunderbolt de cauda verde e amarela. Tormin fechava as curvas ao máximo, manobrando o P-47 com a habilidade que o tornara piloto de destaque no Grupo. Pouco a pouco foi ganhando posição atrás do Mustang número 2, o ala, até que conseguiu “abatê-lo”, partindo então em perseguição ao número 1, o líder.

“Via-se, então, o P-51 tentar desesperadamente livrar-se daquele incômodo perseguidor troncudo de asas elípticas, executando todas as manobras evasivas do repertório -  e o Tormin velho ali grudado, como buldogue com os dentes cravados no fundilho de um apavorado intruso.”

Alberto Martins Torres, no livro "Overnight Tapachula"

Depois de várias e várias manobras infrutíferas, o P-51 deu-se por “abatido”, balançou as asas e afastou-se para o leste, de volta à sua base. Tormin havia vencido um combate que, ainda que simulado, é lembrado até hoje com grande admiração por quem o presenciou. Roberto Tormin Costa, infelizmente, viria a falecer logo depois da guerra, em abril de 1946, num acidente durante vôo de treinamento na Base Aérea de Santa Cruz, quando o T-6 no qual voava como instrutor chocou-se com outro em pleno vôo.