Suffolk, em ( ) de setembro de 1944
Antes de deixar a gloriosa e hospitaleira Pátria Norte-Americana desejo mais uma vez dizer-lhe da nossa gratidão pelos ensinamentos e treinamentos que o Sr. ministrou ao 1º Grupo de Caça Brasileiro, quer orientado toda a instrução, quer instruindo diariamente.
Além da instrução recebida, impressionou agradavelmente a mim e a todo o meu pessoal a gentileza e a fidalguia da acolhida que de sua parte tivemos, durante todo o tempo em que convivemos.
Tivemos assim uma feliz oportunidade de conhecer, na sua pessoal, não só o soldado audaz e eficiente, como também um espírito cavalheiro e fidalgo. O Sr. Soube honrar de maneira marcante as brilhantes tradições do Exército Norte Americano e da gloriosa West Point, esse inigualável estabelecimento que tantos homens de valor tem dado aos Estados Unidos.
Muito embora receie ferir a sua natural modéstia, não posso deixar de passar a oportunidade de lhe dizer que no trato com o Sr. fácil me foi observar que o Sr. possui todos os predicados e virtudes que caracterizam o chefe: energia, ponderação, lucidez e espírito de justiça.
Não me admirarei, pois, se ao encontrá-lo ver as insígnias de General a ornar-lhe os ombros. Dando-lhe as insígnias de chefia nada mais fará a Pátria que premiar o filho que a vem dignificando pela nobreza do caráter, pela capacidade de ação.
Creia pois, Coronel Disosway, um só desejo tenho ao dirigir-lhe esta: que ela seja o testemunho da nossa admiração pelo valoroso camarada americano e a nossa gratidão por tudo que o Sr. fez em prol do 1º Grupo de Aviação de Caça ao qual o Sr. assistiu com notável espírito de camaradagem.
Nós nos sentiremos muito honrados se um dia tivermos o prazer de tê-lo como hóspede em nossa Pátria.
Até breve! Com um grande e sincero abraço sou seu,
Nero Moura.
Fonte: acervo do Museu Aeroespacial