im mon vetsp 000

Localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e esculpido por Renzo Andrioli, o Monumento à FAB foi inaugurado em 15 de junho de 1993 e construído sob a coordenação do IV Comando Aéreo Regional e Fundação Santos Dumont.

Sua pedra fundamental foi lançada em 20/07/1987 e assim discursou nesse dia Nero Moura, Oficial Comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça durante a Campanha da Itália:

"É com grande emoção que assisto a este lançamento da pedra fundamental do monumento que será aqui erigido em homenagem aos veteranos de guerra do 1º Grupo de Aviação de Caça que tive o privilégio de comandar no teatro de operações da Itália na Segunda Guerra Mundial.

Mais uma vez a cidade de São Paulo, símbolo da grandeza deste nosso país, se manifesta para prestigiar a Força Aérea Brasileira, com esta iniciativa de seu dinâmico prefeito, Doutor Jânio da Silva Quadros, de notório saber político e excepcional capacidade administrativa, com o apoio e efetiva colaboração de seus esclarecidos líderes industriais.

Ao agradecer ao povo desta cidade, em meu próprio nome e no dos demais veteranos aqui presentes, o seu generoso gesto que aqui nos reune, desejo renovar os meus votos e a minha esperança de que nenhum filho desta nossa querida Pátria precise novamente, em outro conflito, por ela dar sua vida, como o fizeram nossos caros companheiros da Força Aérea, os valentes soldados da nossa Força Expedicionária Brasileira e os bravos marinheiros de nossa Marinha de Guerra. A estes companheiros caídos a nossa respeitosa homenagem."

O monumento ficava localizado em frente ao antigo Museu da Aeronáutica, cujo prédio atualmente encontra-se transformado em pavilhão de exposições ( conhecido como a "Oca"). Com a mudança do Museu para o Centro Municipal de Campismo - CEMUCAM - na cidade de Cotia, o monumento foi transferido para outra área do Parque do Ibirapuera, porém próxima à localização original, sendo esta transformada em estacionamento. Na mudança, perdeu a base ajardinada e os holofotes de iluminação que existiam anteriormente perdendo, como consequência, um tanto da beleza e imponência que o conjunto formava. 

O monumento presta homenagem à participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial e consiste numa base retangular de granito sobre a qual há uma estátua, em tamanho natural e em ferro fundido, de um piloto em seu uniforme completo de vôo, dos tempos da Campanha da Itália. É bastante perceptível a semelhança entre o rosto retratado na estátua e o do Brig. Nero Moura, ainda que não haja referência alguma afirmando ter sido ele o modelo para a escultura da mesma. Nas laterais do monumento encontram-se placas com representações das aeronaves utilizadas pela FAB na Itália: O Piper L-4 "Cub" e o Republic P-47 Thunderbolt. Na parte frontal do monumento há uma placa em bronze onde se lê:

HOMENAGEM DE SÃO PAULO
AOS VETERANOS DA
FORÇA AÉREA BRASILEIRA
NA CAMPANHA DA ITÁLIA
- 2ª GUERRA MUNDIAL -
MCMXCIII

O Monumento encontra-se em área tombada: Res. 6/Conpresp/97; Condephaat Res. SC-1/92.